Na
Idade Média, o gênio italiano Leonardo Da Vinci desenhou os primeiros esboços do
que seria “uma máquina de voar”. Na verdade, algo muito parecido com o nosso
helicóptero de hoje. Mas foi o brasileiro Santos Dumont quem, em 1906, levou
efetivamente o homem aos céus.
De
lá para cá, mesmo com o surgimento de aviões e helicópteros cada vez mais
velozes e modernos, a vontade de voar com liberdade, sentindo o vento bater no
rosto, levou ao surgimento de “engenhocas voadoras” que são utilizadas em
diferentes modalidades esportivas movidas a pura paixão, prazer, adrenalina e
vento!
O
vôo livre, ao contrário do que muitos pensam, é bem diferente do pára-quedismo.
No primeiro, o objetivo é planar durante o maior tempo possível, enquanto no
outro, como o próprio nome indica, o grande barato está justamente na sensação
da queda livre.
A
asa-delta e o paraglider, popularmente conhecido como parapente são as duas
versões do Vôo. Desenvolvido por alpinistas suíços, o parapente surgiu da
necessidade que esses esportistas tinham de descer facilmente a montanha após
escalá-la. No caso da asa-delta, não se sabe ao certo quando e onde surgiu.
Austríacos e chineses brigam pela paternidade do invento.
Ambos
os esportes levam homens a sentir-se como pássaros, mas têm suas diferenças. No
parapente o esportista fica “sentado”; na asa-delta o piloto “deita de barriga”
no ar. Na asa é preciso uma rampa para saltar; no outro não, uma montanha ou
morro é suficiente.
Parapente
ou Paraglider
Está
no Brasil há cerca de 12 anos. O piloto manobra o parapente podendo subir,
descer ou voar por um bom tempo.
O
nome Parapente vem do francês: PARA que significa parachute (pára- quedas) e
PENTE é o mesmo que colina, morro e o Paraglider vem do inglês: GLIDER que é
planador.
Com
o tempo, os modelos foram melhorando sua performance, chegando ao ponto de
tornar-se um pára-quedas planador, compartilhando o vôo com asas-delta, chegando
às nuvens, percorrendo grandes distâncias, viajando entre cidades.
O
equipamento completo vai acondicionado numa mochila e pesa por volta de 17 Kg.
Pode ser facilmente transportado em carro pequeno, moto ou nas
costas.
Dicas
Dicas
Faça
um curso de paragliding em uma escola especializada - Consuma bastante água -
Refeições leves - Roupas que facilitem o movimento - Bota de vôo ou trekking,
tênis cano alto - joelheira de skatista - capacete - protetor solar.
Onde
praticar
Nas
escolas de paragliding você vai receber conhecimentos fundamentais para a
prática do esporte, como equipamento, técnicas de pilotagem, meterologia,
instruções de segurança, orientação topográfica, preparo físico e muitas outras
coisas pra que você possa aproveitar ao máximo sua adventure. O Paragliding é
regulamentado no Brasil pelo DAC - Departamento de Aviação Civil do Ministério
da Aeronáutica, que fornece licenças para pilotos e instrutores através da ABVL
- Associação Brasileira de Vôo Livre.
Rampa
do Morro do Moreno
Para
aqueles que gostam de curtir um liftão, o Morro do Moreno, com seus 185 metros
de altitude, permite ao piloto curtir o belíssimo visual de Vila Velha e também
de Vitória. O piloto pode liftar nos prédios por muitas horas, o pouso é na
Praia da Costa e o acesso ao topo do morro pode ser feito a pé ou em carro 4x4.
Quadrante de Vento - Sul a Leste.
Como
diria o capitão Jack Sparrow, interpretado pelo ator Johnny Depp, em Piratas do
Caribe:
-
Tragam-me o horizonte.
Fonte: Revista Nos Trilhos - outubro/2005 e outros sites.
Texto: Fernando Marcelino
Texto: Fernando Marcelino
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