sábado, 28 de abril de 2012

Historia de São Torquato

O crescimento de São Torquato deve-se à construção da ponte Florentino Avidos ou Cinco Pontes. Uma das suas extremidades fica em São Torquato. A ponte facilitou a ligação com Vitória, pela Ilha do Príncipe.
Cinco Pontes
Graças a isso o bairro cresceu, com casas de comércio e residências. O que antes eram terrenos alagados pelas águas das marés foi aterrado e urbanizado. Surgiram ruas e praças. Até cinema o bairro já teve – o Cine Capixaba.
Hoje São Torquato está diretamente integrado aos bairros próximos, como Argolas, Cobi de Baixo e Cobi de Cima, Alvorada, Vila Batista, Paul, e ainda com Jardim América em Cariacica. Seu cais, próximo às Cinco Pontes, destina-se principalmente à movimentação de álcool e de combustíveis derivados do petróleo.
Cinco Pontes
A construção da ponte Florentino Avidos, em 1928, facilitou a ligação de Vila Velha com Vitória. O trânsito de veículos pela ponte cresceu ao longo do tempo. Ainda hoje, mesmo com a concorrência da Segunda e da Terceira Pontes, a Florentino Avidos continua sendo importante para os transportes do nosso Estado.
Fonte: Vila Velha: Nosso Município
Autores: Luiz Guilherme Santos Neves/ Léa Brígida Rocha de Alvarenga Rosa/ Renato José Costa Pacheco
Vitória – 2003
www.morrodomoreno.com.br

Nenhum comentário: