segunda-feira, 30 de abril de 2012

Praia de Piuma de 1851 - Historia

Trata-se de um vilarejo próximo a Benevente, às margens de pequeno rio, e notável pela farta produção de pau-rosa, que pode ser adquirido a baixo custo.
Em frente à foz do rio de Piúma encontra-se a pequena ilha dos Franceses, a leste da qual se estende uma linha de recifes rochosos, que servem de abrigo às embarcações. Aí se pode obter areia, tendo os navios de guerra descoberto que é um lugar propício para treinamento de tiro ao alvo com seus canhões. Outro bom ancoradouro fica ao largo dos Três Rochedos Vermelhos, que formam uma visível interrupção na cor parda que predomina à direita e à esquerda. Ao pé desses rochedos, no fundo da praia arenosa, há uma pequena floresta, discernindo-se cabanas entre as árvores. Há também um baixio com duas braças e meia na parte mais rasa em frente a esses rochedos, cujas orientações são as seguintes:
Grande Casa Branca no topo dos Rochedos Vermelhos, sudoeste por oeste quatro milhas.
Dois montes impressionantes (representados no diário de bordo por um rabisco indeciso, com um borrão em cada ponta), noroeste por norte.
Livro: Ingleses na Costa.Autor: Edward WilberforceTradução: Eliziane Andrade PaivaCompilação por Walter de Aguiar Filho, jan/2011 Nota do Site: Benevente atualmente é a cidade de Anchieta

Nenhum comentário: