domingo, 29 de abril de 2012

Significado de Grecia Capixaba ES Espirito Santo

De 1880 a 1903 são 23 anos de tempos áureos, de muita riqueza, luxo e cultura, sendo a Serra conhecida como a “Grécia Capixaba”. Grécia é um país da Europa, localizado nas margens do mar Mediterrâneo. É o lugar onde nasceram a Medicina, a Filosofia e foi instalada a primeira Academia de Letras do Mundo. Os povos que, na antiguidade, habitaram o território da Grécia construíram a primeira civilização duradoura da Europa, berço de toda a cultura ocidental moderna.

Os gregos criaram obras artísticas, literárias, filosóficas e científicas de importância insuperáveis. A expressão Grécia Capixaba era usada para qualificar a Serra como uma terra de pessoas cultas e inteligentes. Nas escolas da Serra eram ministradas aulas de Francês, e os filhos de proprietários de terras da Serra iam estudar nas melhores Escolas, localizadas em Olinda e São Paulo e até do outro lado do oceano atlântico, na França, se que de lá mandavam, regulamente, tecidos e perfumes, para parentes e amigos.

Já no século XIX, a Serra experimenta grande desenvolvimento por ser um entreposto de comércio para a região norte e litorânea norte e, pela sua produção de açúcar e café. São José de Queimado, hoje distrito da Serra, situado à do rio Santa Maria, possuía um porto denominado o “porto do Uma”, onde eram embarcadas em grandes canoas que comportavam cerca de 100 sacas de café, a produção da região da Serra e, onde eram desembarcados os produtos importados para atender as necessidades locais. O rio servia como via para transporte em geral, inclusive para a integração de Vitória com Serra e o interior Norte com as pessoas se deslocando de um lugar para outro.

O “café Capitania”, colhido no Morro da Serra, dizia-se ser de fato especial, de grãos sadios, graúdos e azulados. Na Sede verifica-se uma intensa movimentação em torno das máquinas de moer café e descascar arroz, que tinham como proprietários as famílias Miranda, Castello e Miguel, que promoviam grande movimento de tropas de animais, que eram usadas para o transporte de cargas e, que movimentavam as ruas de chão batido da Serra.

Fonte: História da Serra - 3ª Edição, abril/2009
Autor: Clério José Borges

Nenhum comentário: