sábado, 28 de abril de 2012

Parapente em Vila Velha ES

Veja os principais esportes radicais praticados no ES:
Escalada: A escalada utiliza técnicas e movimentos de montanhismo e exige o máximo de força e concentração. O atleta deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos. Crianças a partir de 6 anos podem praticar. Mas, mesmo para os adultos, o fundamental é praticar em companhia de alguém experiente, aprender a manusear os equipamentos e conhecer as condições meteorológicas. O preparo físico é muito importante.

Parapente: Essa modalidade de vôo livre pode ser praticada como recreação ou competição. Apesar da semelhança com o pára-quedas, proporciona mais controle de vôo. O primeiro passo para quem deseja praticar é procurar uma escola com certificado da Associação Brasileira do Vôo Livre (ABVL). No ES, temos a AVLES (www.avles.com.br). É possível iniciar-se a partir dos 16 anos. Não basta o atleta superar o medo, é preciso técnica e responsabilidade.

Rafting: É um esporte praticado em equipe. Os participantes desafiam corredeiras, descendo a bordo de botes infláveis. Qualquer pessoa pode participar de um passeio guiado, desde que todos os quesitos de segurança sejam cumrpidos. A idade mínima é de 12 anos. O mais indicado é procurar uma escola especializada e fazer um curso, que dura de oito meses a um ano. No ES, o rafting é praticado em Biriricas, perto de Domingos Martins.

Kite Surf: É um esporte aquático. Com uma "pipa" presa à cintura, a pessoa fica sobre uma prancha e é impulsionada pelo vento. Foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux. O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: kite (pipa) e surf (navegar).

Mergulho: Há três modalidades: livre, autônomo e o dependente. Na primeira, o mergulhador conta apenas com uma máscara, um respirador (snorkel) e um para de nadadeiras. No mergulho autônomo, pode-se atingir até 30 metros, com equipamento de respiração. Já no dependente, o sumprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, mantendo-se a alimentação da superfície.

Fonte: Jornal A Gazeta (14/02/2007)

Nenhum comentário:

Jogo Pacman