sábado, 28 de abril de 2012

Descida do Rio Jucu em Vila Velha ES

No ano em que o mundo desperta para os problemas do aquecimento global, a Descida Ecológica do Rio Jucu, em sua 18º edição, mais uma vez chama nossa atenção.

No último domingo, 18/03/2007, canoístas, barqueiros, esportista, autoridades e cidadãos comuns, em lanchas e botes de borracha, embarcaram numa maratona de 4 horas que tinha como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Os participantes desceram o rio recolhendo o lixo que é jogado em suas águas, e alguns grupos, com nota 10 no quesito criatividade, construíram suas embarcações usando material reciclável, como garrafas PET.

Uma novidade é que neste ano, o governo do Estado do ES e sete prefeituras municipais assinaram um termo de cooperação que visa à obtenção de recursos a serem aplicados no combate à poluição da bacia hidrográfica do rio, que abastece a Grande Vitória, e que é agredido por despejos de esgoto e agrotóxicos.

Caberá às prefeituras o sanemaneto básico, com tratamento do esgoto jogado no rio, em parceria com o governo do Estado. Também está prevista a revitalização do rio, com o reflorestamento de espécies nativas nas margens do rio.

As autoridades esperam que o trabalho a ser desenvolvido dê resultados práticos em, no máximo, dez anos. É esperar e conferir!


Fonte: Jornal A Gazeta (18/03/2007)

Nenhum comentário: