sábado, 28 de abril de 2012

Cuidados com a suade antes durante depois do Passos de Anchieta

Anote essas dicas e vá em frente nos Passos de Anchieta:
- Consulte um médico e faça os exames necessários antes de tomar a decisão de fazer o caminho. O percurso é longo e exige boas condições físicas e de saúde para ser inteiramente percorrido.
- Use protetor solar e boné mesmo quando o sol não estiver forte.
- É fundamental o aquecimento de no mínimo 15 minutos antes de começar a caminhada e um alongamento de 10 minutos após concluir a jornada diária. Evite paradas acima de 20 minutos.
- Evite alimentos pesados. Dê preferência a frutas como banana e maçã, além de chocolate. Beba bastante líquido ao longo do dia. Evite álcool e comidas gordurosas. Durma cedo e procure ter uma boa noite de sono.
- Use tênis ou botinas apropiadas e já usadas. Use meias, mesmo com sandálias. Em caso de bolhas no pé, use uma agulha desinfetada (em álcool ou no fogo de fósforo ou isqueiro) impregnada de vaselina para furá-las, deixando cerca de 2 centímetros de linha para cada lado. As linhas com vaselina drenarão o líquido e permitirão a secagem sem que você sinta dor.
- Use roupas leves e mochilas com peso compatível com seu corpo. Use pomadas para evitar assaduras, principalmente na virilha.
- Se você se sentir mal, para de caminhar e peça ajuda.
- Se sentir que não tem condições físicas de completar o percurso, não force. Peça ajuda.

Nenhum comentário: