Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. É um projeto do arquiteto tcheco Joseph Pitilick, concluído em 1925. No dia 18 de dezembro de 2008 completou 10 anos de existência. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que o nomeou Dionísio Del Santo.
Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o Maes já sediou no passado o "Serviços de Melhoramentos", órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.
O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um Museu no antigo edifício. O Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo foi inaugurado em 18 de dezembro de 1998.
Dionísio Del Santo foi o primeiro artista a expor no Maes. O conjunto de obras de sua coleção particular apresentadas na exposição inaugural hoje integra o acervo do Maes. Dionísio doou suas obras preferidas, já exibidas em exposições retrospectivas realizadas em diversos museus brasileiros. Hoje, o acervo encontra-se disponível para toda a comunidade através do programa de catalogação com digitalização de imagens do software "Donato", desenvolvido em conjunto com o Museu Nacional de Belas Artes.
Fonte: http://www.secult.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário