sexta-feira, 27 de abril de 2012

Historia do Museu de Arte do Espírito Santo MAES (ES)

 Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. É um projeto do arquiteto tcheco Joseph Pitilick, concluído em 1925. No dia 18 de dezembro de 2008 completou 10 anos de existência. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que o nomeou Dionísio Del Santo.

Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o Maes já sediou no passado o "Serviços de Melhoramentos", órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.

O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um Museu no antigo edifício. O Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo foi inaugurado em 18 de dezembro de 1998.

Dionísio Del Santo foi o primeiro artista a expor no Maes. O conjunto de obras de sua coleção particular apresentadas na exposição inaugural hoje integra o acervo do Maes. Dionísio doou suas obras preferidas, já exibidas em exposições retrospectivas realizadas em diversos museus brasileiros. Hoje, o acervo encontra-se disponível para toda a comunidade através do programa de catalogação com digitalização de imagens do software "Donato", desenvolvido em conjunto com o Museu Nacional de Belas Artes.

Fonte: http://www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário: