sexta-feira, 27 de abril de 2012

História do Museu do Colono ES Santa leopoldina

O Museu do Colono está localizado em Santa Leopoldina, um Sítio Histórico da região serrana do Espírito Santo, a 51 km da capital. Funciona em um casarão de dois andares construído na segunda metade do século XIX. Possui acervo de aproximadamente 600 peças, formado por mobiliário, cristais, porcelanas, fotografias, livros e pinturas, remanescente de uma família de imigrantes: a família Holzmeister.
O casarão foi construído por volta de 1877, servindo de moradia para os Holzmeister. Em 1969, foi adquirido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, passando a sediar o Museu do Imigrante. Hoje, o prédio do Museu é tombado como patrimônio estadual pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983, publicada no Diário Oficial de 06 de agosto de 1983.
Desde a sua criação, o Museu do Colono é um elemento de grande importância turístico-cultural para a cidade de Santa Leopoldina e para todo o Estado. Constitui-se num repositório histórico do "modus vivendi" do imigrante europeu abastado, reproduzindo o ambiente residencial da família Holzmeister, com mobiliário, utensílios, objetos decorativos, obras de arte, livros e documentos particulares, escrituras, cartas, bilhetes, cartões. Os recortes de jornais contendo notícias das metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, proporcionam um panorama sócio-cultural do país no período áureo do ciclo do café, sua influência e interação com os habitantes das cidades do interior.

Nenhum comentário: