sábado, 28 de abril de 2012

Historia de Iriri Espirito Santo ES Praia

 Localizado ao sul do Estado, o mais conhecido balneário de Anchieta, com quatro praias: Costa Azul, Areia Preta, Namorados e Santa Helena, a mais deserta. Antes de se transformar em point, Iriri foi uma fazenda que pertencia às famílias Alberto Alpoim e Jorge Garcia, lembra o hoteleiro Antônio Ferrari. Em 1941, Alpoim vendeu a atual área central de Iriri para Manoel de Paula Serrão, popular Duca Serrão. Foi ele que iniciou a exploração imobiliária. Em 1946 Duca conseguiu a área restante da parte norte de Jorge Garcia.
O topógrafo do Rio de Janeiro, Diógenes de Paula da Costa foi o responsável pelo projeto de urbanização. Duca Serrão escolheu pessoas para comprar os lotes, já que pretendia transformar o local em uma espécie de condomínio.
As primeiras casas foram construídas e na década de 50 a antiga ponte sobre o rio Benevente, que permitiu o acesso ao litoral sul, facilitou a vida dos investidores de Iriri. O primeiro hotel, o Ilmenita, surgiu em 1952, quando se formava o núcleo central de Iriri.
A exploração turística de fato surgiu nos anos 60. O Iriri Praia Clube também, justamente quando o balneário completava 15 anos. O clube, ainda inacabado, abria suas portas para quatro dias de carnaval. A partir daí o carnaval virou tradição. Aos poucos, o número de foliões foi aumentando até chegar ao ponto do clube não comportar tanta gente. E os foliões foram para a rua. A moda pegou e hoje a folia de Momo concentra mais de 100 mil pessoas nas ruas de Iriri.
 Fonte: Edição Especial de A GAZETA – Municípios do ES - Vitória, 26 de setembro de 1994 Fotos: Terê Tomazini - Carnaval, 2007Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2012

Nenhum comentário:

Jogo Pacman