sábado, 28 de abril de 2012

Historia da Avenida Cleto Nunes Espirito Santo ES

Avenida Cleto Nunes (13), foi inaugurada em 18 de novembro de 1894 para ser uma nova estrada para o bairro Santo Antônio. Após a conclusão do Parque Moscoso, a avenida tomou novo aspecto, com a construção de vários “palacetes-comércio”.Logo no início da avenida, encontra-se o prédio da antiga Diretoria de Serviços Sanitários (14), construída para prevenir a proliferação de epidemias como febre amarela, gripe, sarampo e tifo, comuns no início do século passado. Mais tarde, o prédio foi sede da Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (Fafabes).
Mais à frente, tem-se o antigo Hospital da Caridade, posteriormente denominado Santas Casa de Misericórdia (15), construída durante a administração do governador da província Francisco Alberto Rubim (1812-1819). Em 1910, a edificação foi ampliada, recebendo novos pavilhões e escadaria imponente. Nos últimos anos, após diversas reformas, o edifício teve sua fachada original alterada.
Ainda na Avenida Cleto Nunes, na esquina com a Rua 23 de Maio, funcionou o aristocrático Clube Vitória.
Fonte: Roteiro Histórico III - Prefeito de Vitória, João Carlos Coser, outubro/2007Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2011


www.morrodomoreno.com.br

Nenhum comentário: