segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aeroporto na Serra ES

Promessa de novo aeroporto no Espírito Santo; desta vez em Nova Almeida

Tiago Félix
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

A Região Metropolitana de Vitória pode ganhar um novo aeroporto que daria suporte ao atual Aeroporto Eurico Salles, segundo um projeto básico apresentado pela prefeitura da Serra à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto poderá ser construído na região de Planalto de Nova Almeida, interior da Serra. Porém, ainda não há qualquer data para o início das obras.

Inicialmente, o projeto básico contemplava apenas um Aeroporto de Cargas. Mas a Infraero sugeriu outra proposta. "Nós estamos com a proposta cargueiro. Portanto, nos sugeriram a possibilidade de implantar o Aeroporto Industrial. Eles querem que preparamos também um Aeroporto Seco, posteriormente um Aeroportos Industrial, não sendo mais cargueiro. Para o futuro, um Aeroporto de Passageiro. Esse seria um aeroporto complementar ao Aeroporto de Vitória, que está em fase de expansão", explica o prefeito Sérgio Vidigal.
foto: Divulgação
Projeto de como será o aeroporto da Serra
Projeto de como será o aeroporto da Serra

No dia 8 de março, o político foi à Brasília e apresentou o projeto ao presidente da estatal, Gustavo do Vale, e a seus diretores de operação e financeiro. Nesta segunda-feira (09), o diretor geral da Infraero Geraldo Moreira Neves esteve em Vitória e conversou com Vidigal.
Geraldo pediu que o prefeito não divulgasse muito sobre o empreendimento. Mas Vidigal adiantou que o aeroporto pode operar com voos internacionais para Miami, nos Estados Unidos, e Madri, na Espanha. Antes será feito um estudo para identificar se existe um fluxo intenso para o exterior. "Eu não posso dizer se o Estado tem demanda de voos internacionais. Mas a extensão da pista é maior que o Aeroporto de Vitória. 3 mil metros. Está preparado para ser aeroporto internacional", frisa Vidigal.

O prefeito disse que ainda que vai precisar de fazer parceria com o Governo do Estado para ajudar nas negociações. Ele pretende conversar com o governador Renato Casagrande nos próximos dias. Vidigal vai pedir apoio também a bancada federal em Brasília.

"Pedimos que fizéssemos um convênio entre Infraero, prefeitura e Governo do Estado, para garantir a não ocupação da área do entorno, que é muito estratégica e perto do litoral. Nós precisamos de ter certeza da implantação do futuro aeroporto para tomarmos essas decisões. Inclusive, alterando o Plano Diretor Municipal (PDM) do nosso município".

A Infraero pediu que seja tomada algumas providências, como garantir não somente a área da implantação, mas o entorno com a possível expansão. Hoje a área está ocupada pela Fibria. O prefeito disse que isso não é problema, já que a empresa não tem interesse em receber desapropriação. "A Fibria deixou muito claro, para ela o importante não é receber desapropriação, mas um outro terreno do mesmo tamanho, para que ela possa continuar produzindo. A grande vantagem dessa desapropriação é que não tem muitos proprietários: 95% é de um único dono, o que facilita muito a negociação".

Prefeitura e Infraero terão outra reunião até o final do mês para fechar detalhes sobre o projeto.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/noticias/cbn_vitoria/reportagem/1184988-promessa-de-novo-aeroporto-no-espirito-santo-desta-vez-em-nova-almeida.html


Girias capixabas Pocar Pocou Espírito Santo ES Aeroporto na Serra ES Siginificado Canela Verde Prefeitura de Vila Velha Prefeitura de Vitória ES Espírito Santo Pocar Pocou Girias dos Capixabas

Nenhum comentário: